Cada vez mais fica claro a importância real que estão tomando os mercados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). Pesquisa da IBM publicada no Estadão de hoje, mostra os crescimento de interesse das companhias em apostar nesses novos mercados consumidores. É a visão do que aqui falamos da inserção da classe C no mercado consumidor em escala mundial. Parece que o crescimento maluco da China desencadeou um processo monstro de consumo de produtos commodities que beneficiam principalmente os mercados emergentes e aí Brasil está indo junto nessa onda com força total. O direcionamento para de recursos para atender esses novos consumidores é muito cristalina. Segundo a pesquisa de IBM com CEOs das principais empresas globais, 27,5% planejam destinar investimento para esse fim nos próximos 3 anos. Esse percentual era de 23,2% há dois anos atrás.
Essa estratégia é evidente, mas a reportagem cita também a importância de inovações como alavancadora para conquista de mercado. Um caso impressionante citada na reportagem foi a retomada de participação da Nintendo: com 61% do mercado de videogame nos início dos anos 90, chegou a cair para 22% nesta década. Através de processos colaborativos com os consumidores, inovou criando uma série de features que atendem anseios pessoas que habitualmente não jogavam videogames. Hoje a empresa tem cerca de 44% do mercado, e o que é espetacular... foi conseguido dentro do primeiro mundo!
Outros dados da Pesquisa IBM:
Necessidade de mudança: 83% esperam fazer mudanças significativas
Sucesso de mudanças passadas: 61% foram bem sucedidos
O que é mais importante ante a integração global: 43% entrar ativamente em novos mercados/37% atacar novos mercados e proteger o seu/20% proteger seu mercado.
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