Estudo realizado pela NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) mostra que 45% dos internautas brasileiros já utilizaram a rede para pesquisa de preço de produtos ou serviços e que 16% completaram a compra via web. Tem gente que acha pouco. Eu acho é bastante... Embora se fale que no Brasil a Internet funcione mais como uma ferramenta de comparação de preço pois só uma parcela deles efetiva a compra, é assim mesmo que funciona não só aqui como em todo o mundo: logo logo, essa geração que nasceu respirando esse ambiente vai prevalecer... A web está aí para facilitar o processo, informar, parametrizar, encantar, efetivar transações... mas é razoável que nem todo mundo faça suas compras via web, afinal dependem variáveis como as características do objeto de compra e da comodidade sentida por cada consumidor ao usar a rede. Sempre vale tentar convencer que a internet é o máximo em conveniência e rapidez e também em segurança.
Hábito de compras cresceu? Se analisar que o percentual de 11,3% dos internautas compraram em 2006 e que em 2007 esse número foi o mesmo, dá a impressão que a coisa não andou... Mas acontece que os 11,3% de 2007 representa proporcionalmente muito mais consumidores por que a comunidade online cresce cada vez mais... e esse número tem um mérito muito maior porque o crescente acesso à computadores e a infraestrutura de telecom se dá nas classe mais populares.
Livros, revistas e Jornais são os produtos mais comprados para 30% desse internautas. Equipamento eletrônicos 19,3%, filmes e musicas 19,3% e computadores/informática 19,3%. Quase 50% de utiliza de cartão de crédito... mas 39% ainda estão desfiados e ainda fazem uso de Boleto Bancário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário