26 de nov. de 2008

O sistema GRP e Distribuição de Frequência (2)

Continuação...
As simulações de Alcance e Freqüência, inicialmente Adhoc nos Institutos e depois nas inhouse nas agências, botaram de escanteio as tabelas de GRP, potencializando a inteligência na tática de programação, principalmente de TV, mas também de Revistas, Jornais e Rádio. Novas abordagens de análise foram inclusas e hoje vamos tratar de uma delas:
1. Distribuição de Frequência cuja função foi é ainda é a busca da eficiência/reduzir disperdícios. A idéia é montar um mix que alcance os consumidores de uma forma homogênea. Se a mensagem é compreendida com “n” exposições, a exposição “n+1” já é um desperdício de recurso. Posso dizer que é uma tarefa nada fácil, a busca do menor desvio na curva de distribuição. Mas a idéia sempre é minimizar as perdas. Nem sempre é assim, pois outros objetivos poderiam ser estabelecidos: tipo falar mais alto que concorrência, elevar o nivel de awareness/lembrança através do aumento o número de consumidores expostos (Alcance), sei lá, mil historinhas. Na busca da programação perfeita foram desenvolvidos otimizadores de audiência não-duplicada, que através da "leitura" de diário de 2 semanas de TV de cada individuo, buscava o melhor mix tendo como meta um Alcance definido com o menor desvio padrao possível, ou seja eliminando ao máximo indivíduos pouco ou excessivamente expostos.Tudo isso no fim dos anos 70, eu acho. Isso enriqueceu o caldo cultural de mídia local, mas se mostrou dificil utilização na prática, pois o otimizador era tão acurado que otimizava um mix para o banco de dados "t1" baseado no comportamento de cada indivíduozinho. Só que a programação iria ao ar algum tempo depois, onde o banco "t2" tinha o comportamento semelhante para o total da amostra mas indivídualmente a coisa se modificava e os resultados apresentavam desvios consideráveis.
Só para esclarecer, esses otimizadores nada tem a ver com os otimizadores linerares/softwares de mídia atuais, onde se compra um determinado volume de TRP pelo menor preço possível. Ufa!!!! Continua...

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