4 de dez. de 2008

GRP (5) e Frequência: simples pero no mucho

Frequencia é o número de exposiçao a uma mensagem. Simples, certo? Fácil de entender mas dificil de chegar. Por envolver aprendizado a coisa complica. Aliás, se tem uma área cinza na mídia, ela mora aqui. Um coisa é a frequência média. Esta é uma referência do tripé que define os volumes de TRPs, mas tem importância relativa, pelo fato de ser média e podendo traduzir pouco se a dispersão for alta.
A complexidade fica por conta do aprendizado pois depende de muitas variáveis: quem tá falando, linguagem, canal, tempo, espaço, quem está recebendo a mensagem, etc . Então o xis da questão é a Frequência Eficaz, que é o número de exposições necessárias para sua mensagem ser compreendida? Verdade...Ter esse número seria o máximo. mas não ficaria alegrinho, pois a complexidade dos envolvidos na questão (emissor, mensagem, canal, receptor) é tanta que usualmente, a resposta se apresenta em forma de uma série de perguntas relativas a variáveis de mercado, mensagem, marca, etc, que após uma série de ponderações vai te gerar um resultado, as vezes questionado pelo alto envolvimento do operador no resultado. Mas isso não vem ao caso. A pergunta de milhão de dólares: qual é o ponto ótimo de repeticão vs. Alcance e que traz os melhores resultados com menos recursos. Essa é a resposta vocês não verão no próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário