21 de abr. de 2009

Grupo de Mídia no Japao: Pesquisa de Mídia


A sessao da tarde foi feita por Hidetaka Iwabe, Gerente Geral da Video Research(Japa a direita) e participacao de seu diretor Izuru Furuyama Diretor de Marketing. A Video research eh o principal instituto de pesquisa do Japao e presta servicos a todos os meios. Embora o Sr Hideata, nao se tenha aprofundado em cada trabalho desenvolvido, nenhuma ou pouca novidade foi apresentada. O mais importante e que parece as necessidade da informacao no Mercado e menor que a nossa. Um exemplo claro foi por exemplo que os estudos de TV continuos somente em alguns mercados enquanto que na maioria dos mercados o estudo so e feito em durante 24 semanas. Outro caisa e que so 3 mercados tem estudo com people meters, enquanto aqui, o fazemos em sua totalide. Este instituto e que realize a pesquisa de Target Index Group (TGI) no Japao. Outra coisa curiosa e que embora a TV a Cabo/Satelite tenha uma posse superior a 20%, seus estudos sao realizados separados da TV Aberta. Pesquisa de radio contínua só e feita em 3 mercados, nos demais mercados sao feitos somente por encomenda. No Brasil existe pesquisa de radio continua em 9 mercados. Um novidade recem implantada é a pesquisa de audiencia em celulares que faz por afericoes de logs, levantamento de fluxo de acesso a conteudo de mobile. As pesquisas dos demais meios tambem aparentam nao ter grandes diferenciacoes quando comparado aos do mercado brasileiro. De um modo geral, me pareceu que o grau de exigencia dos anunciantes japoneses em relacao a frequencia e profundidade da informacao é menor que a dos anunciantes do Brasil.

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