Sumisss, Blog de Mídia, Publicidade, Comunicação, Entretenimento, Idéias. Os posts até Jan 2009 foram originalmente postados no Blog Santa Mídia. Luiz T. Sumida
21 de abr. de 2009
Grupo de Mídia no Japao: Pesquisa de Mídia
A sessao da tarde foi feita por Hidetaka Iwabe, Gerente Geral da Video Research(Japa a direita) e participacao de seu diretor Izuru Furuyama Diretor de Marketing. A Video research eh o principal instituto de pesquisa do Japao e presta servicos a todos os meios. Embora o Sr Hideata, nao se tenha aprofundado em cada trabalho desenvolvido, nenhuma ou pouca novidade foi apresentada. O mais importante e que parece as necessidade da informacao no Mercado e menor que a nossa. Um exemplo claro foi por exemplo que os estudos de TV continuos somente em alguns mercados enquanto que na maioria dos mercados o estudo so e feito em durante 24 semanas. Outro caisa e que so 3 mercados tem estudo com people meters, enquanto aqui, o fazemos em sua totalide. Este instituto e que realize a pesquisa de Target Index Group (TGI) no Japao. Outra coisa curiosa e que embora a TV a Cabo/Satelite tenha uma posse superior a 20%, seus estudos sao realizados separados da TV Aberta. Pesquisa de radio contínua só e feita em 3 mercados, nos demais mercados sao feitos somente por encomenda. No Brasil existe pesquisa de radio continua em 9 mercados. Um novidade recem implantada é a pesquisa de audiencia em celulares que faz por afericoes de logs, levantamento de fluxo de acesso a conteudo de mobile. As pesquisas dos demais meios tambem aparentam nao ter grandes diferenciacoes quando comparado aos do mercado brasileiro. De um modo geral, me pareceu que o grau de exigencia dos anunciantes japoneses em relacao a frequencia e profundidade da informacao é menor que a dos anunciantes do Brasil.
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