1 de mai. de 2009

Grupo de Midia no Japão: cultura diferente, midia diferente.

De volta ao Brasil, vale refletir sobre o quão diferente é o mercado japones. Culturalmente são muito diferentes daqui, sua disciplina é refletida na rua, superlimpas!!! Dificil achar uma bituca de cigarro no chão (achamos em lugares isolados). Por um lado é muito interessante por resultar em um lugar muito organizado (pode-se acertar os relogios pelas partidas dos trens). As relações sao diferentes, o outro lado desse comportamento gentil e disciplinado pode ser a força da politica e das empresas nos negócios por lá parece ser imensa. A super concentracao de publicidade em uma agencias quase com certeza e resultados disso: o dono da bola por lá é a Dentsu, uma agencia que nos recebeu gentilmente, mas que por absorver a maioria dos negocios aqui, deixa o mercado menos competitivo. O contraponto lá é que lá, as 5 redes privadas e a rede publica NHK tem audiencias muito competitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário