Sumisss, Blog de Mídia, Publicidade, Comunicação, Entretenimento, Idéias. Os posts até Jan 2009 foram originalmente postados no Blog Santa Mídia. Luiz T. Sumida
1 de mai. de 2009
Grupo de Midia no Japão: cultura diferente, midia diferente.
De volta ao Brasil, vale refletir sobre o quão diferente é o mercado japones. Culturalmente são muito diferentes daqui, sua disciplina é refletida na rua, superlimpas!!! Dificil achar uma bituca de cigarro no chão (achamos em lugares isolados). Por um lado é muito interessante por resultar em um lugar muito organizado (pode-se acertar os relogios pelas partidas dos trens). As relações sao diferentes, o outro lado desse comportamento gentil e disciplinado pode ser a força da politica e das empresas nos negócios por lá parece ser imensa. A super concentracao de publicidade em uma agencias quase com certeza e resultados disso: o dono da bola por lá é a Dentsu, uma agencia que nos recebeu gentilmente, mas que por absorver a maioria dos negocios aqui, deixa o mercado menos competitivo. O contraponto lá é que lá, as 5 redes privadas e a rede publica NHK tem audiencias muito competitivas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário