A Fran escreveu sobre o assunto em 11/Set, volto ao tema insistindo que os aumentos de tabelas tem pouco significado se disassociado do comportamento da audiência.
É compreensível que uma emissora que passe a entregar mais exposições, também cobre proporcionalmente mais. A verdadeira inflação da mídia não é o aumento do custo 30", é o quanto se paga por um flight em TRPs.
Mas normalmente, quando um ganha audiência, outro perde... Então seria desejável que aquele que estivesse entregando menos, reduzisse seus preços. Ou não?
O gráfico da evolução de Custo 1 TRP, mostra que o custo relativo da Globo ainda é de bem inferior à média do meio. A implicação é a concessão de descontos superiores pelas demais redes para equalização do seu Custo 1 TRP.
Os indices do gráfico já deflacionados (IPCA + crescimento dos lares com TV de 3% ao ano) mostra o aumento real do meio.
Em nome da transparência, o mercado deveria criar um índice referencial como existe o IGPM, IPCA, INPC etc. Acho que não é muita viagem, é?
Base: Custo tabela Monitor – São Paulo (30”)
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