8 de jan. de 2008

Uma plataforma muito louca!

Olhando em volta, tenho uma boa impressão de que o livro, umas das formas mais antigas de publicar conteúdo está ganhando força. Livrarias, com espaços muito interessantes, estão pululando pela cidade. Neste fim do ano, recebi muitos livros de presentes, de jovens, de velhos amigos, de parceiros comerciais, da família e esta semana, no meu aniversário de meus companheiros de trabalho. E o incrível é que não ganhei nenhum CD. Se for mesmo verdade que os amigos lhe presenteiam com coisas que lhes são caras, então maravilha, os livros estão mesmo em alta!
Só para não perder o costume, vamos olhar este device como mídia. Será que o sucesso é por que os livros ficaram mais baratos e tem conteúdos com melhor custo benefício? Ninguém tem dúvida da qualidade de conteúdo, ele é integral, sem cortes e é oferecido muito antes da TV ou do cinema, sem para isso cobrar pela antecipação. O perfil dos seus consumidores é diverso e o que é mais matador é seu poder de segmentação demográfica e editorial...Parece uma plataforma muito antiga, mas se prestar atenção vai ver que é muito moderno... seu "monitor" é muito doido, é tridimensional (Steve Jobs ou a Sony não chegaram nem perto), movida à energia mais eficiente do mundo, e permite cada um crie seus personagens e cenários... Quer coisa mais moderna que isso, nessa era onde só se fala de recriações e autorias colaborativas???
Quanto a sua função, só se fala coisas boas de seu papel na sociedade. Mas acho que um problema é que ainda não chegaram num formato interessante de explorá-lo como mídia publicitária... pelo menos eu não lembro de um formato a altura dessa plataforma maravilhosa. Se alguém tiver alguma sugestão, escreva aí embaixo nos comentários!

Um comentário: