23 de out. de 2007

Conceitos ( I ) – O que vale mais: Audiência ou Afinidade?

Esses são dois conceitos muito usados por mídias e veículos para vender seus peixes e como são reguas que medem coisas diferentes, cada um é usado de acordo com a conveniência. Como estamos aqui para complicar, então acho que vale falar um pouco mais sobre eles:
1.Afinidade não traduz volume, mas importância (peso) que determinados públicos tem para um veículo e que (acreditamos)está correlacionado ao conteúdo oferecido. “Ligando lé com crê”, se um veículo oferece um conteúdo que atrai consumidores de meu interesse(mais afinidade) então provavelmente as mensagens colocadas lá serão melhor absorvidas. Ou seja Afinidade está ligado a idéias de Eficácia*, do tipo "funciona melhor" e "menor dispersão".
2.Audiência: este sim traduz volume e conceitualmente induz a raciocínios de Eficiência**, possibilita análises quantitivas do tipo: ordens de grandeza e rentabilidade em relação as outras opções de veiculação.
Resumindo: ambos têm significados próprios, no entanto ficam melhor quando colocados juntos, principalmente a Afinidade.
Aproveitando a “deixa”, vale relembrar o significado de Eficácia e Eficiência que vão ser muito usados em outras postagens sobre Conceitos.
* = Uma coisa é Eficaz quando ela produz o resultado a que se propõe (Funciona ou não funciona)
** = Um coisa é Eficiente quando cumpre uma tarefa proposta, mas com menor esforço ou desperdício. Para saber a eficiência de uma inserção publicitária é necessário saber seu nível de eficácia e os esforços alocados, que é uma forma do que chamam de ROI - Return on Investment.

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