Sumisss, Blog de Mídia, Publicidade, Comunicação, Entretenimento, Idéias. Os posts até Jan 2009 foram originalmente postados no Blog Santa Mídia. Luiz T. Sumida
1 de out. de 2007
Internet: por que não banners de 30"?
Outro dia li uma nota que a Nielsen/EUA passaria a considerar o fator tempo nas suas mediçoes de audiência (não estou falando de permanência/"stickness"). Isto de uma certa forma me deu esperança que um dia os portais de Internet passem a considerar o tempo como uma variável importante para quem batalha tanto para se afirmar como um meio que além tudo, também faz contribuições importantes em Branding.
Quando você compra um comercial de TV a promessa é você dar seu recado a, digamos, ~1000 pessoas por 30" . Quando você compra 1000 impressões na Internet a promessa é você expor um full banner para 1000 pessoas por 1 segundo ou 60 minutos, diferenças tão amplas que implica numa variável adicional a nossa já complicada equação - além de saber como sua frequência de exposição, precisaria saber também quantos com 1 segundo(- eficiência)... e quantos com 60 segundos (+eficiência). Não estou aqui falando que spot 30" seja melhor que um banner, cada um na sua... Sei que cada meio tem suas próprias características mas um banner de 30" nao poderia mais eficiente ou pelo menos mais previsível?. O uso GRP na Internet tem sido comentado e a sua plena utilização deste processo passa pela redução no número de variáveis. Volta a falar sobre isso pra frente...
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Tem outro fator importante neste calculo. A maioria absoluta dos banners nao sao feitos para awareness, sao feitos para levar o inrternauta para o conteudo de verdade (site, hotsite).
ResponderExcluirApesar de ser outro assunto, falei sobre isso neste post:
http://www.coxacreme.com.br/2007/09/09/investimento-no-meio-internet-e-maior-do-que-o-divulgado/
Nestes casos, é mais importante o click do que o awareness. Por isso, a melhor frequencia é 1, ja que as pesquisas mostram que - quanto maior a frequencia - menor a taxa de cliques.
Ah, e parabens pelo blog.
Acho que Cava tem razão... E acho que por enquanto os banner são muito eficientes como geradores de tráfego e tem uma função menor como display. E marca se faz na Internet como um todo, seja por banners, conteúdo e açoes entretenimento/comunidades na plataforma. E o tema 30" foi só uma provocação para uma midia que se diz muito evoluido mas tem coisas inacreditáveis da idade da pedra!
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