1 de nov. de 2007

Marketig Esportivo: O valor das Equipes na TV em 2007

Olhando o quadro de audiência (postagem anterior), percebe-se que o São Paulo e o Flamengo foram os que mais estiveram expostos no video, lembrando que cada mercado transmite os jogos de maior preferência em sua região. O futebol é um grande negócio e como tudo está atrelado à exposição das marcas na mídia e obviamente a quantidade de consumidores que se mobilizam para acompanhar suas exibições. Ao vivo, as bilheterias é a melhor régua. Criamos uma métrica que faz ponderações entre o número de pessoas que acompanharam os jogos X transmissões X total do tempo de exposição de cada time na tela, traduzindo-se em um indicador de visibilidade de cada equipe na TV Aberta. O gráfico mostra as Top 10 equipes brasileiras em IVF - Índice de Visibilidade de Futebol (base: 10 mercados). Estes índices não incluem o mes de Out'07, quando o Flamengo e Corinthians aumentaram sua visibilidade (somente para São Paulo). Regionalmente, o campeão de visibilidade na Gde SPaulo foi o São Paulo com IVF = 1567 e no Gde Rio foi o Flamengo com IVF=1044. No total ponderado, os paulistas se sobressaem pelo número de telespectadores de Sao Paulo. É o GRP do futebol! (Rev.1 -agora para 10 mercados).

5 comentários:

  1. Uma coisa que me chamou a atenção, o Santos é o tem a Terceira maior visibilidade?

    ResponderExcluir
  2. No momento estou em NY. Quando voltar te confirmo,OK!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como a percepção do público é pequena. O companheiro põe em dúvida a posição do Santos neste ranking. Demora mesmo para as pessoas perceberem algumas coisas. Muito dinheiro se perde não apostando no Santos, danso enfase ao "ultrapassado" trio de ferro. Abram os olhos e ganhem dinheiro, levem isso para as suas vidas, parem de enxergar somente o que está na sua frente!!!

    ResponderExcluir
  4. E ainda continuam menospresando o Santos FC, lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Futebol sempre mexe com as emo�es! Esse indice � frio... Falemos do caso do Santos e a� talvez esclare�amos um pouquinho mais a valor desse indice: o Santos, em principio ficou menos no v�deo 17 x 20 do Palmeiras por exemplo(considerando as transmiss�es da Globo que pesam mais). S� que �ndice inclue em seu valor tamb�m o volume de pessoas que acompanharam os jogos e a audi�ncia o Santos, por alguma raz�o foi quase 20%. Some se a� as performances dos times nos ouros 9 mercados. E a� na pondera�o dos resultados de isso a� no painel nacional. No fim do ano vamos publicar um resumo do ano, ok?

    ResponderExcluir